Alemanha · Europa · Würzburg

Würzburg: cidade de entrada da Rota Romântica da Alemanha

Würzburg é a cidade de entrada da Rota Romântica tendo como ponto de partida Frankfurt. Würzburg, assim como a a maioria das cidadezinhas da Rota Romântica, também foi quase que totalmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial e depois reconstruída. Logo que chegamos já ficamos encantados com o um desfile por conta do feriado de Pentecostes.

Começamos o dia tomando um delicioso café da manha antes de seguir para a Würzburg Residenz, um dos mais importantes patrimônios históricos da região, considerada a representação máxima da arquitetura barroca germânica.

Construído entre 1720 e 1744, esse castelo acima de todos os castelos, como é chamado, retrata a época que marcou a trajetória de uma das cortes mais brilhantes da Europa: os Condes de Schönborn, conhecidos por sua paixão por construções e por suas grandes ideias. E realmente é lindo e vale muito a pena entrar. Algumas salas só podem ser visitadas com visitas guidadas, mas mesmo que seja em alemao e você nao conheça o idioma, vale a pena seguir o grupo para ter acesso a essas salas exclusivas.

Na saída descansamos e paseamos pelos jardins reais barrocos, com toda sua simetria, suas árvores frutíferas, flores coloridas e estátuas.

Dali chegamos às margens do Rio meno e de longe já vimos a beleza da Alte Mainbrücke. A ponte lembra muito a Ponte Carlos de Praga, e, por isso, o apelido de Würzburg é Pequena Praga. Ela tem 12 estátuas de santos, feita de pedra românica e datada de 1120.

E é ali, na base da ponte que há uma pequena janela vendendo o vinho típico da Francônia, o Silvaner, já que a regiao é bastante conhecida por seus vinhedos. Tomamos nosso vinho usando o parapeito da ponte de mesinha e admirando a beleza da fortaleza Festung Marienburg, outro símbolo de Würzburg.

Ela tem mais de 12 séculos de história e já serviu de base celta a moradia de príncipes.

Nossa última parada foi na Praça do Mercado (Marktplatz) onde visitamos a Catedral de Würzburg e a MarienKapelle (Igreja de Santa Maria), uma igreja católica lindinha em estilo gótico do século XIV. Ela também foi reconstruída depois da guerra e é bastante famosa por suas escultura de Adao e Eva de Tilman Riemenschneider.

Na saída aproveitamos os deliciosos mercadinhos de verao de Würzburg, bem comuns em toda a Alemanha, e ótima pedida para uma comidinha típica: pao + bratwurst + cerveja, eu, no caso, Silvaner.

Deixe uma resposta