Alemanha · Europa · Frankfurt

Frankfurt | Roteiro de 24h na cidade

Frankfurt é a maior cidade da Alemanha é super conhecida por ser seu centro financeiro e sede do Banco Central Europeu. Ela fica às margens do rio Main, por isso “Frankfurt am Main” e é também bastante famosa por ser o local de nascimento de Goethe.

Inclusive sua casa natal é um museu muito legal, que pode ser visitado e fica em pleno centro histócio “Altstadt”, que abriga a praça mais famosa da cidade, o Römer com suas casinhas medievais. Frankfurt é muito fácil de ser visitada porque suas principais atraçoes ficam bem perto uma das outras e nao é preciso carro. Dá para fazer tudo a pé e de metrô, inclusive, já começando a primeira parada a partir de aeroporto, se você estiver fazendo uma escala de somente um dia na cidade.

Altstadt

É a parte mais antiga da Frankfurt e hoje está todo reformado depois de ser quase totalmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial. Na altstadt podemos ver a praça Römer, a Rathaus (prefeitura de Frankfurt) e muitos outros edifícios, inclusive as casinhas medievais.

Römer

Um dos principais pontos turísticos de Frankfurt, a praça Römer é rodeada por predinhos de arquitetura germânica, cuja a história data o século XII. É um dos lugares mais emblemáticos da cidade.

Rathaus

A Rathaus é prefeitura de Frankfurt que abriga um complexo de casas medievais no Römer e é o local de trabalho oficial do prefeito de Frankfurt.

No centro da praça está a Fonte da Justiça, a Gerechtigkeitsbrunnen, construída em 1543.

Veja o vídeo no meu canal do Youtube: https://youtu.be/Pat4PQpsHVU

No lado oposto à Prefeitura, está a Ostzeile, o casario de madeira, originalmente construído durante os séculos XIV e XV.

Goethe-Haus

A Casa Goethe é uma das maiores atrações de Frankfurt e foi nesta casa que Goethe nasceu e cresceu. Ela fica ao lado do Museu Goethe, uma galeria de pinturas da época de Goethe, e apresenta os móveis da família e quadros antigos. Fica na rua Großer Hirschgraben, 23-25, bem perto do Römer.

Veja o vídeo no meu canal do Youtube: https://youtu.be/1CrwNhTJgPk

Nikolaikirche

A Igreja de São Nicolau foi construída no século XII e provavelmente serviu de capela real e dos nobres da época. Seu ponto alto é o carrilhao de 27 sinos!

De volta à praça Römer, pegamos a rua Markt que leva à Neue Altstadt, ou seja, à Nova Cidade Antiga.

Neue Altstadt

Abrange a área que vai do Römer até a Catedral de Sao Bartolomeu (Kaiserdom) e se chama assim porque foi totalmente reformada para derrubar os prédios construídos no pós guerra e substituílos por uns com características medievais.

Aproveitamos e fizemos uma pausa para almoçar e tomar uma cerveja na Paulaner am Dom, uma cervejaria super famosa que fica bem atrás da Kaiserdom. Era maio, estaçao de aspargos na Alemanha, que delícia!

Atravessando a rua Markt até o fim se chega na Catedral de Frankfurt, a Kaiserdom.

Dom Sankt Bartholomäus (ou Kaiserdom)

Esta catedral gótica tem sido uma importante igreja desde sua construção no século 14 e era o local onde os reis do Sagrado Império Romano em 1356 eram coroados. Assim sendo, aqui foram realizadas 10 coroações imperais entre 1562 e 1792.

A Catedral tem uma plataforma na torre, que fica a 66 metros de altura e que proporciona uma vista incrível da cidade, mas é preciso subir 300 degraus em uma escadaria bem estreitinha. Mas vale a pena!

Para a sobremesa fomos a uma cafeteria charmosíssima, chamada Bitter und Zart que fica bem pertinho da Catedral também.

Eiserner Steg (ponte de ferro)

Esta ponte de ferro para pedestres foi construída em 1869 e foi um presente do governo grego à cidade de Frankfurt.

Escultura do Euro (Euro Skulptur)

Esta escultura de 15 metros de altura e 50 toneladas é a representação do símbolo do Euro, a moeda da União Europeia. Ela está neste lugar, perto da Eurotower, desde 01/01/2002 (quando o Euro foi instaurado) e substituiu um relógio que fazia a contagem regressiva para chegada do Euro.

Hoje o Banco Central Europeu se mudou para um prédio às margens do Rio Main e se há tempos se cogita levar a escultura para lá. Há uma outra cópia perto do aeroporto de Frankfurt.


Perto do novo edifício do Banco Central Europeu fica o Cemitério Juseu e a Börneplatz que é uma homenagem a todos os judeus que morreram no Holocausto. Na parede externa do cemitério há um tributo individual a cada uma das vítimas do Holocausto em Frankfurt.

Veja esse vídeo no meu canal do Youtube: https://youtu.be/bOFyjeTiK-Q

Main Tower

A Main Tower é um arranha-céus de 56 andares que fica próximo à Escultura do Euro, já que essa área é bastante “business”. É interessante turisticamente falando porque possui duas plataformas de observaçao da cidade. Mas é pago, uma dica é subir a Torre da Kaiserdom que é grátis e tem uma vista linda!

Veja nossos vídeos sobre Frankfurt:

Deixe uma resposta