Estocolmo · Europa · Suécia

Estocolmo: Mercado sueco Östermalm Saluhall e o luxuoso barrio de Ostermalms

Nós adoramos ir aos mercados dos países que visitamos para conhecer mais sobre a cultura da cidade e nao perdemos a oportunidade em Estocolmo. Ainda mais quando se trata do Mercado Östermalm Saluhall, que nao é um simples mercado, mas uma versao mega luxuosa do nosso Mercado Municipal.

Veja os vídeos da série de Estocolomo no meu canal do Youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLh0-vkODnMs_FO34aP_rM4p0e-knAxt8T

Aliás ele está localizado em pleno bairro mais glamuroso de Estocolmo, o bairro de Ostermalms, onde vive a classe mais abastada da cidade e onde estao as lojas de marca de luxo. Pode por algum momento recordar a Paris com suas avenidas largas e grandes lojas de departamento.

O Ostermalms Saluhall foi construído em 1888 e ainda matém grande parte da decoraçao da época. É considerado o 7º melhor mercado do mundo e seu interior todo revestido de madeira e sua estrutura de ferro que abriga diversos postos de frutas, peixes e restaurantes faz da visita todos uma experiência. O difícil é decidir o que comer.

Além das impressionantes barracas de peixes, com salmao fresquinho sendo cortado ali mesmo, os inúmeros tipos de frutos do mar como lagostas, carangueijos e mexilhoes o que nos chamou a atençao foram as carnes exóticas como a de alce e rena. Também havia uma seleçao infinita de cogumelos, já que esse período do ano é época aqui na Europa.

Também há vários postos/ restaurantes, alguns con pratos prontos para levar para casa e esquentar e outros com ofertas para comer ali mesmo. Cada posto tem a sua própria seçao de mesinhas coletivas em que se pode usar a vontade. Basta comprar a comida no balcao, escolher sua taçao de vinho e disfrutar de uma típica refeiçao sueca.

Nós escolhemos uma sopa de peixe que pelo nome nao impressiona, mas uma vez que você a conheça, nenhuma outra sopa será igual: um caldo de frutos do mar super bem mtemperadinho, detectei eneldo e erva doce, com tomatinhos refogados, salmao, bacalhau, arenque e muitos camaroes… e tudo isso acompanhado de pao sueco e vinho branco… uma delicia que só.

Também provamos o Gravad Lax, que é uma espécie de sanduíche aberto de salmao defumado e creme de queijo que também vale por uma refeiçao, além de muito saboroso.

Notamos que por ali, a grande maioria dos comensales eram suecos, no intervalo do trabajo, super bem vestidos fazendo sua refeiçao fast-food-saudável de salmao defumado. Um ponto que chama muito a atençao é a elegância dos suecos, ôh povo bem vestido, dá gosto de ver! Tem cada casaco de inverno pro lá que dá vontade de levar um de cada para casa, ainda bem que temos o limite de peso da bagagem.

Östermalm Saluhall

Östermalmstorg, Estocolmo 114 39, Suecia

Deixe uma resposta