Europa · Moscou · Rússia

Visitando a Catedral de Sao Basílio em Moscou

A construção da Catedral de São Basílio é realmente a primeira imagem que temos de Moscou e o que mais impressiona ao chegar à Praça Vermelha. Sua imponência, suas cores, suas texturas se harmonizam perfeitamente com as cores do pôr do sol e parecem uma pintura nas fotos. É muito impressionante!

Veja meus vídeos sobre São Petersburgo e Moscou no meu canal do Youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLh0-vkODnMs9McBIEm0ZTcYM4XCpI569i

Sua construção foi ordenada por Ivan o terrível entre 1555 e 1561 obedecendo a uma promessa que havia feito anos antes: levantaria um templo no centro de Moscou se conseguisse conquistar o condado de Kazan.

Ao longo da história ela sobreviveu a incêndios, guerras, a invasão Napoleônica (a usaram como estábulo!) e até a planos de destruição de Stalin que achava que ela estava atrapalhando os desfiles militares.

Por fora o que mais chama a atenção são suas cúpulas em formato de suspiro e suas cores fortes e alegres em contraposição com a cinzenta cidade.

Na frente estão as estátuas de Dmitri Pozharski y Kuzmá Minin que ajudaram a reunir voluntários para o exército na guerra contra a invasão polaca.

A Catedral está composta por nove capelas independentes, dedicadas cada uma ao santo do dia em que Ivan ganhava as batalhas.

Segundo a lenda, Ivan o Terrivel, maravilhado com o resultado final da catedral, mandou cegar seu arquiteto chefe, Póstnik Yákovlev, para que jamais pudesse reproduzir algo semelhante.

Não se sabe se isso é verdade porque há outra lenda que diz que a catedral foi construída por arquitetos italianos convidados pelo czar. Além disso, aparece como construtor de outras igrejas e do Kremlin de Kazan.

As entradas podem ser compradas na própria bilheteria ou online. http://tickets.shm.ru/.

Deixe uma resposta