Europa · Italia · Roma

Comprando vinhos italianos na Itália

As Enotecas estão espalhadas por toda a Itália, mas foram três delas as que mais gostamos. Elas não vendem exclusivamente vinhos, mas são uma espécie de empório onde você também encontra todos os tipos de queijos italianos e os famosos ‘tartufos’, tanto a branca com a negra. Duas delas ficam em Florença e as outras duas em Roma.

Enoteca Procacci, Via Tornabuoni, 64r, Florença, Itália

Itália

Esse lugar é uma experiência gastronômica. Pra começar que o lugar existe desde 1885 e até hoje sua especialidade são os  “paninis tartufati” ou sanduichinhos trufados com Salmão do Alaska, Pecorino e todos os outros queijos imagináveis,  acompanhados por uma bela taça de vinho Chianti.

ItáliaPanini Tartufati

Se for um Brunello ou um Pepoli melhor ainda. Também vende vinhos, queijos e trufas.

Enoteca Salumeria Lombardi, Via de” Martelli 28 (Duomo), Florença, Itália (Loja)

Itália

Essa enoteca foi onde compramos as trufas mais saborosas, mas não é restaurante, só loja. Além da grande seleção de vinhos, o destaque fica também com os queijos. Compramos pecorino e scamoza que podem ser afumicattos (defumados) ou (semi)staggionato que é o grau de maturação dos queijos.

Itália
Queijos Pecorino e Scamozza

Outro destaque, e esse imperdível, são as trufas e os produtos derivados, já que é na Toscana que estão as You can find dozens of celebrities with the Sun in Capricorn Ascendant in best-horoscope.com combination on Astrotheme, listed in popularity order and based on our visitors’ clicks. melhores trufas brancas do mundo. As atendentes são muito simpáticas, inclusive fomos atendidos por uma brasileira, que nos permitiu provar tudo que íamos levar, inclusive os vinhos e as trufas.

Não deixe de comprar o mel trufado com trufas brancas (30 Euros) para comer com queijo pecorino. Digo sem pestanejar que é a melhor coisa que já comi na vida.

Itália
Molho de Trufas e cogumelos Porcini

Enoteca Guerrini Wine Bar – Piazza Barberini 4, Roma, Itália (Loja)

 

Boa seleção de vinhos, e destaque para os ótimos produtos trufados com preço excelente. Compramos molhos trufados por 10 Euros, além de torronis di baci e os famosos bombons baci que compramos logo duas caixas. Imperdível também!

Vineria Il Chianti– Via del Lavatore, 81 (ao lado da Piazza dei Trevi), Roma, Itália (Restaurante e Loja)

Itália
Loja da Piazza Barberini

Ambiente Interno

Essa Vineria, além de Enoteca é um excelente restaurante a dois passos da Piazza dei Trevi. A comida é maravilhosa e típica da Toscana com ofertas de degustação de frios e queijos com geléia (deliciosa), massas trufadas, antipastos, carnes e a localização é a minha preferida de Roma!

Itália
Tábua de frios e queijos nas mesinhas externas

– Dicas de Vinhos Italianos

Esses vinhos os nossos preferidos:

*Chianti Clássico, Peppoli;

*Chianti Clássico, Brunello di Montalcino;

*Barolo Bataciolo, que é considerado o melhor vinho da Itália;

*Valpolicella Clássico, Dal Forno Romano Superiore;

Escolher um bom vinho italiano não é difícil e os preços são bem acessíveis. Muitos vinhos vem com as classificações como Clássico, Novello, Vecchio e Vecchio entre outros.

No caso dos Chianti, opte pelo clássico, que, na minha opinião, é o mais saboroso. Nos demais veja sua preferência abaixo:

Deixe uma resposta