Argentina · Mendoza

Mendoza | Trekking no Parque Aconcágua

O Cerro Aconcagua (6.962 m.s.n.m.) está localizado em sua totalidade na República Argentina, na província de Mendoza. Esta província está localizada no centro oeste da Argentina, com uma superfície de 150.839 quilômetros quadrados. Sua capital é Mendoza, localizada a 750 m.s.n.m e passo obrigado para quem deseja chegar ao Parque Aconcágua desde a Argentina. Mendoza é conhecida no mundo pela qualidade dos vinhos que produz, fundamentalmente o Malbec de Luján de Cuyo, considerado entre os melhores do mundo.

O Parque Provincial Cerro Aconcágua é um dos três parques de alta montanha de Mendoza, junto ao Vulcão Tupungato e a Laguna del Diamante. A temporada oficial de visita vai entre 15 de Novembro e 15 de Março.

Para poder ingressar no Parque Provincial Aconcágua é necessário obter uma permissão que deve ser tirada pessoalmente no edifício Cuba, localizado na cidade de Mendoza (Las Tipas e Avenida Los Robles, no Parque General San Martín). Através da assinatura da mesma a pessoa deslinda de responsabilidade à Direção de Recursos Naturais Renováveis (ente governamental encarregado da administração do Parque Aconcagua) e ao Governo da Província de Mendoza de todos os acidentes que pudessem acontecer dentro do parque e aceita de conformidade o estabelecido no Regulamento de Uso do Parque.

O atendimento ao público para a venda de permissões é:

De segunda a sexta-feira de 8 a 18 horas.

Sábados, domingos e férias de 9 a 13 horas.

De 8 a 18 horas é o ingresso ao Parque Provincial Aconcagua.

Para maior informação ligar para 4-252031 ou via e-mail (aconcagua@mendoza.gov.ar).

Os três requistos para se escalar o Aconcagua são paciência, preparo e aclimatação e a menos que seja um andinista experiente, tenha o cuidado de subir numa escalada organizada. Das três rotas de aproximação – sul, oeste e leste – a rota oeste que parte do Acampamento da plaza Francia é a mais fácil. conhecida como Rota Normal. Para mais informações sobre as rotas consulte o site http://www.aconcagua.com.ar/

Bons guias são o Bradt Guide to Backppacking in Chile and Argentina e o Aconcágua, a Climbing Guide.

Rotas Aconcagua

Em Mendoza há várias agências especializadas nessas excursões, dentre elas a Campo Base Travel and Adventure, e Aconcagua Trek. A Aconcagua Trek é a única que cuida do aluguel de mulas. Por outras agências ou sozinho você deverá alugá-las no Acampamento Plaza de mulas (dentro do parque) por cerca de US$120, mas cuidado porque elas estão em falta e você pode ficar sem.

Acampamento Plaza de Mulas

2 comentários em “Mendoza | Trekking no Parque Aconcágua

Deixe uma resposta