Doiapoque a Nova York » Blog Archive Barcelona: Las Ramblas - Doiapoque a Nova York
Barcelona: Las Ramblas
EM: 18 DE junho DE 2017 Tags: ,

A Praça de Catalunya, uma das principais de Barcelona, por unir a Cidade Antiga (bairros Gótico e Raval) ao elitizado bairro do Eixample, é o ponto de partida para conhercer ¨Las Ramblas”, uma das principais e mais turística “rua” da cidade .

A Praça  de Catalunya foi construída no século XIX depois da queda da muralha medieval como parte de um projeto de modernizaçao da cidade. Várias avenidas importantes a tem como ponto de partida: Las Ramblas, Passeig de Gràcia, Carrer de l’Angel, Ronda de Sant Pere (onde fica o Arco do Triunfo) entre outras.

Apesar de ser uma avenida só, cada trecho recebe um nome diferente e é por isso que é conhecida como ‘Las Ramblas’ no plural. A sequência, a partir da Plaza de Catalunya é: Rambla de Canaletes, Rambla dels Ocells e Rambla de Ciencis i Arts.

selene soares

As ramblas sao peatonais com quiosques de flores, lojinhas de souvenir, banca de jornais, baquinhos e tudo mais que você possa imaginar. É um emaranhado de turistas, vendedores e muita história de manha até o fim da noite.

Na primeira parte da Rambla, está a Font de Canaletes, famosa pelas celebraçoes do time de futebol Barcelona e se você gosta de compras aqui também é o “point” das marcas mais famosas.

selene soares

Você já vai ver muitas lojas de marcas populares do país: Pull&Bear, Mango, Desigual, H&M, Corte Inglês (que é a maior loja de departamentos da Espanha, com várias marcas) além da Apple Store e FNAC e se você se embrenhar pelas ruazinhas ali do bairro Gótico vai encontrar muitas e muitas outras.

selene soares

Aproveite para virar à esquerda na Carrer de Santa Anna e provar o Jámon de Bellota (o presunto mais famoso da Espanha – sim, é caro, mas vale a pena!) na cadeia de lojas mais famosa da cidade, a Enrique Tomás. e as famosas azeitonas espanholas, que são enormes, saborosas e recheadas com vieiras, anchovas, mexilhões etc.

Alguns passos a frente e encontará o famoso restaurante Els Quatre Gats, criado em 1897 e projetado pelo famoso arquiteto modernista catalao Josep Puig i Cadafalch. Costuma ser frequentado por Miró e Picasso e o menu do meio-dia durante a semana costuma ser atrativo e acessível.

4gats

Se preferir tapas em um boteco tipicamente local, ande mais alguns passo e entre na Carrer de Magdalenes direto na Bodega Cala del Vermut, nosso favorito no Bairro Gótico.

selene soares

Continue o caminho e vire à direita na Carrer de Sagristans, à direita e à direita novamente na Carrer de la Portaferrisa, onde está uma das portas da muralha que cercava a cidade de Barcelona durante a época romana. Um pouquinho antes à esquerda está a Carrer de Petritxol e suas famosas churrerías com chocolate. Recomento a Granja Pallaresa (granja é o um termo popular para patisseries).

selene soares

Siga até o final da rua e sairá na Plaza del Pi e na Catedral Santa Maria del Pi que também tem um mirador com vistas fantásticas da cidade. Compre o ingresso aqui, vale a pena.

selene soares

Volte para a Rambla pela Carrer del Cardenal Casañas e pare para fotografar a Casa Bruno Quadros, toda redecorada pelo arquiteto modernista Josep Vilaseca e que abriga uma tradicional loja de guarda-chuvas no térreo. No caminho outra oportunidade para prova o famoso jamón, na loja-museu Jamón Experience.

selene soares

De volta à Rambla, volte uns passos para trás para visitar o Mercado de la Boquería, que é o mercado municipal mais antigo da cidade. Vale muito a visita, principalmente na hora do almoço para comer alguma tapa e beber uma taça de vinho.

selene soares

Um pouco mais a frente, no nº 83 está a Pastelería Escriba, uma confeitaria / patisserie de mais de um século com uma das fachadas mais bonitas da Rambla.

A essa altura, no meio da Rambla, está a Plaça de l’Os com  um mosaico feito por Joan Miró.

selene soares

Na sequência à esquerda está o tradicional o Café Del’ Opera (náo vale a pena parar, deixe para um café especial no fim da Rambla) e à direita o Gran Teatre de Liceu, uma famosa casa de óperas que existe desde 1847.

selene soares

Ao seu lado está a nao menos famosa sorveteria Rocambolesc do aclamado chef catalao Jordi Roca.

selene soares

 

Um pouco mais para baixo entre à direita na rua Nou de la Rambla onde está o Palau Güell, no nº 3, obra de Gaudi. Dá para entrar e visitar as chaminés se quiser. Aí você já estará no bairro El Raval que faz parte da Ciudad Vieja.

selene soares

Volte para a Rambla e continue caminhando até o Mirador de Colón e o Port Veil. Pare um pouco antes no Museu de Cera e tome um cafe ou um refresco no Bosque de las Hadas, um dos cafés mais charmosos da cidade, um verdadeiro bosque encantado (náo é necessário visitar o museu para entrar no café.

A última parada do passeio é o Mirador de Colón (Cristóvao Colombo) que foi construído em 1881 para representar o descobrimento da América. É compoto por uma coluna coríntia, que também é um mirador, compre o ingresso aqui, (dá para ver toda a rambla, o Porto Velho, a Barceloneta e o Porto Olímpico), oito leóes de ferro e várias outras esculturas relacionadas ao tema do descobrimento.

selene soares

Roteiro a pé:

Roteiro Restaurantes: Nas Ramblas tem muito restaurante pega turista, entao siga minhas recomendaçoes.

Selene Soares
Selene Soares




[pulaalegria] (óculos) (triste) (sorrisão verde) (seta) (piscada) (pensativo) (muito triste) (mega feliz) (malvado) (lingua) (interrogação) (idéia) (gargalhada) (feliz) (exclamação) (envergonhado) (doido) (confuso) (como assim) (chocado) (bravo)