Doiapoque a Nova York » Blog Archive Como andar de trem pela Suiça
Como andar de trem pela Suiça (e comprar as passagens)
EM: 14 DE setembro DE 2016 Tags: ,

A primeira coisa que nos vem a mente quando pensamos em transporte na Suiça são os trens. O país tem uma vasta rede de trens que chega a todos os lugares imagináveis, desde grandes cidades dentro e fora da Suiça, até ao mais remoto povoadinho.

Suiça

Além disso, o sistema ferroviário do país é integrado com todos os outros (barcos, bondes, ônibus, teleféricos) .

Suiça

Mas viajar de trem pela Suiça não é barato não, então tem colocar tudo na ponta do lápis para ver o que compensa mais.

  • Swiss Pass ou trechos avulsos de trem?

Aqui você vai ter que fazer as contas: além de comparar os trechos de trem (com e sem Swiss Pass), você deverá levar em consideraçao os descontos que o Swiss Pass te dá em outros transportes e atraçoes para ver qual realmente vale a pena.

O Swiss Pass é um passe que integra todo o sistema ferroviário e rodoviário. A partir do momento que você o adquire, você pode pegar trens ilimitados dentro do período de validade do passe. O passe é vendido de 3 até 15 dias (1ª ou 2ª classes) e é valido por um mês. Ele é “ativado” no momento que você o usa pela primeira vez e os dias são contados ininterruptamente.

Além disso, ele te dá outros descontos, mas como ele é caro tem que fazer as contas:

Suiça

  • 50% de descontos em teleféricos e trens de montanha;
  • Ingresso gratuito em cerca de 500 museus.

 

  • Passo a Passo para comparar Swiss Pass e Passes de Trem Avulsos:

1. Entre no site na Rail Europe e veja quanto sai o valor de um Swiss Pass de acordo com a quantidade de dias que você vai estar na Suiça e efectivamente usando trens.

Coloque o número de pessoas e a quantidade de dias que deseja usar o passe:

swiss2

Complete com seus dados pessoais; o nome colocado tem que ser o mesmo do passaporte que você vai utilizar! Se vai usar passaporte europeu, preste atençao no nome e nacionalidade!

swiss3

Quando for finalizar a compra, sempre escolha a versao “imprimir em casa”, assim os tickets chegam por email em PDF e nao tem aquele estresse de ter que retirar os ingressos em algum lugar. Também existe a opçao de entrega pelo correio, mas tem que comprar com antecedencia e é mais caro. Imprima, é mais fácil e mais barato.

swiss3

2. Anote esse valor e agora entre no site da Ferrovia Suiça, a SBB, e faça a simulação de todos os trechos avulsos. Para mim essa é uma das partes mais legais do planejamento!

Anote e compare.

swiss5

3. Agora entre no site dos trens panorâmicos, que nao sao coberto pelo passe e anote os valores. Tem tudo explicado aqui;

Suiça

4. Pesquise o valor dos trens de montanha que você vai usar e que nao estao incluidos no Swiss Pass, por exemplo Gornergrat Bahn e Jungfrau. Com Swiss Pass tem 50% de desconto; sem Swiss Pass, considere o preço integral;

Suiça

5. Pesquise o valor dos teleféricos que você vai usar, é só entrar no site de cada um deles. Todos os links aqui;

6. Pesquise o valor de algum museu ou passeio que você quer fazer e que terá que pagar a parte se nao tiver o Swiss Pass (tipo passeio de barco, algum museu etc);

Suiça

7. Considere mais ou menos 2 ou 3 euros para cada ônibus que você terá que tomar de alguma estacao/ aeroporto até seu hotel;

Suiça

8. Por último, se te interessa, considere alugar um carro, ao invés de pegar trens; eu nao aconselharia, pois as rotas de trem sao em sua maioria panorâmicas, enquanto que os caminhos de carro nao sao tao bonitos. Mas em todo caso, faça sua simulaçao aqui.

Some tudo e decida, qual saiu mais barato? Essa é a opção que você deve escolher.

IMG_8130

Para nós saiu mais barato comprar os trechos avulsos e apesar dos descontos nos trens especiais, a diferença foi de mais de 100€, considerando o fato de que haveria 1 dia completo em que não usaríamos trem.

Suiça

Agora se a diferença for irrisória, opte pelo Swiss Pass, porque vai que durante a viagem você se encanta por um povoadinho X que você nem sabia que existia e te dá uma vontade irresistível de dar um pulinho até lá. Vai estar coberto pelo seu Swiss Pass.

Como ficaríamos somente 4 dias, não tínhamos muito tempo para esticadinhas até outras cidades, então, para nós isso não fez diferença.

E para você qual forma compensou mais? Escreva nos comentários! :)

Selene Soares
Selene Soares




[pulaalegria] (óculos) (triste) (sorrisão verde) (seta) (piscada) (pensativo) (muito triste) (mega feliz) (malvado) (lingua) (interrogação) (idéia) (gargalhada) (feliz) (exclamação) (envergonhado) (doido) (confuso) (como assim) (chocado) (bravo)