Doiapoque a Nova York » Blog Archive Patio do Colégio em São Paulo - Doiapoque a Nova York
Patio do Colégio em São Paulo
EM: 24 DE julho DE 2015 Tags: ,

O Patio do Colégio é o lugar onde São Paulo nasceu, a partir de pequena cabana de pau a pique onde moravam 13 jesuítas, entre eles José de Anchieta e o padre Manoel da Nóbrega, com o objetivo de catequizar os nativos.

Patio do Colégio

Na época o lugar se chamava Vila São Paulo de Piratininga, e ficava no alto de uma colina, entre os rios Tamaduateí e Anhangabaú, como medida de segurança.

Patio do Colégio

A fundação oficial da cidade foi no dia 25 de janeiro de 1554. Dois anos mais tarde a casa foi ampliada para abrigar o colégio dos jesuítas.

Com a expulsão dos jesuítas determinada em 1759 pelo Marquês de Pombal, o Pateo do Collegio (o lugar ainda mantém a grafia do Português arcaico) se tornou o Palácio dos Governadores entre os anos de 1765 e 1908.

Patio do Colégio

Em 1954 a Companhia de Jesus iniciou o projeto de reconstrução do colégio que só terminou em 1979, com a fundação do Museu do Padre Anchieta e da Igreja Beato Anchieta.

Patio do Colégio

Patio do Colégio

Hoje o museu expõe coleções de arte sacra, uma pinacoteca, a Biblioteca Padre Antonio Vieira, onde está um acervo precioso de livros de história, e participar da missa rezada por jesuítas.

Lá dentro ainda há o Café do Pateo, uma boa opção para uma paradinha antes de conhecer a Casa Imagem, a Casa da Marquesa de Santos e o Beco do Pinto que fica ao lado.

Como chegar

Metro Sé

 

Patio do Colégio

Largo Pátio do Colégio, 02

Café do Patio

Praça Pátio do Colégio, 84
Centro — São Paulo — SP

 

Selene Soares
Selene Soares




[pulaalegria] (óculos) (triste) (sorrisão verde) (seta) (piscada) (pensativo) (muito triste) (mega feliz) (malvado) (lingua) (interrogação) (idéia) (gargalhada) (feliz) (exclamação) (envergonhado) (doido) (confuso) (como assim) (chocado) (bravo)