Doiapoque a Nova York » Blog Archive Santiago: Mercado Central - A famosa Centolla do Restaurante El Galeón - Doiapoque a Nova York
Santiago: Mercado Central – A famosa Centolla do Restaurante El Galeón

Essa é foi uma das melhores experiências que tivemos em Santiago. Gostamos tanto que já reproduzimos a receita duas vezes em casa.

O Mercado Central de Santiago é parecido com o nosso Mercado Municipal de São Paulo, mas em proporções bem  menores.

Santiago

É o local ideal para comprar ou simplesmente conhecer as inúmeras espécies de peixes, crustácios e frutos do mar exclusivos das águas geladas do Pacífico.

Santiago

O ambiente é descontraído, tal qual nosso Mercadão e existem vários restaurantes com comida típica de alta qualidade, desde uma simples empanada, passando pelo Pastel de Choclo até a famosa Centolla.

Santiago

Os dois melhores restaurantes para se comer a Centolla dentro do Mercado são o El Galeón e o Donde Augusto.

Santiago

Escolhemos o El Gastón porque tinha uma janela de vidro enorme com vista para a cidade enquanto que o Donde Augusto ficava no meio da muvuca do mercado.

O carro-chefe do El Gastón é a centolla, king crab das águas geladas do Pacífico!

Santiago

Assim que entramos no restaurante e escolhemos a Centolla, fui levada até a vitrine onde as Centollas dormem congeladas. Indiquei a escolhida e ela foi para a panela na hora.

Santiago

Enquanto ela cozinhava aproveitamos para comer as tradicionais yullas (em forma de golfinhos!) e saborear um delicioso Pisco Sauer.

Santiago

Assim que a Centolla fica pronta o espetáculo começa. O garçon traz ela inteira e começa a destrinchá-la na mesa com uma tesoura enorme. Foi a atração do restaurante e o pessoal da mesa ao lado começou a tirar fotos.

Santiago

Santiago

Em seguida são trazidos os acompanhamentos: arroz, batatas fritas e vários molhos que fazem toda a diferença. Consegui identificar alguns como o de abacate com maionese e pimenta e o de tomates com pimenta. Deliciosos!

Selene Soares
Selene Soares




[pulaalegria] (óculos) (triste) (sorrisão verde) (seta) (piscada) (pensativo) (muito triste) (mega feliz) (malvado) (lingua) (interrogação) (idéia) (gargalhada) (feliz) (exclamação) (envergonhado) (doido) (confuso) (como assim) (chocado) (bravo)