Doiapoque a Nova York » Blog Archive Bonito | Gruta do Lago Azul - Doiapoque a Nova York
Bonito | Gruta do Lago Azul
EM: 28 DE julho DE 2014 Tags: , ,

Nesse dia fiquei em dúvida se deveríamos fazer o passeio do Abismo Anhuras (um dos mais famosos de Bonito) ou o da Gruta do Lago Azul em Bonito.

O passeio do abismo, em que se desce de rapel à um lago subterrâneo para snorkeling ou mergulho com cilindro, requer uma preparação especial que acontece na noite anterior ao dia do passeio.

Nesse treino o instrutor vai decidir também se você tem condições físicas ou não para participar da aventura. Como ainda queríamos passear mais um pouco pela cidade, jantar em mais algum restaurante legal e aproveitar o último dia na piscina, escolhemos o passeio até a Gruta Azul, que é incrível e é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Natural da Humanidade.

Gruta do lago Azul

No parque em que fica a gruta recebemos todo o equipamento de segurança e começamos a descida até a lagoa azul.

Gruta do Lago Azul

A caverna é uma das maiores cavidades inundadas do planeta e várias expediççoes, inclusive Jacques Custeau já mergulhou ali. Foram encontrados vários fósseis de mamíferos como o tigre de dente de sabre e a preguiça gigante.

A descida dura cerca de 3 horas e são cerca de ‘284 degraus’ de rocha um pouco escorregadios. Não recomendo para idosos ou crianças muito pequenas, pois pode ser perigoso. Mas no geral é bem tranquilo.

Gruta do Lago Azul

A caminhada aos poucos vai revelando a beleza do lago azulíssimo. Na verdade a água do lago é cristalina, e o que a deixa azul é a incidência da luz do sol que a alcança através da abertura da caverna.

bonito

A caverna é repleta de espeleotemas de milhares de anos que formam desenhos interessantes. Algumas estalactites se uniram às estaçagmites e formaram esculturas e colunas. Não se sabe ao certo de onde vem a água do lago, mas acredita-se que seja de algum rio subterrâneo.

Selene Soares
Selene Soares




[pulaalegria] (óculos) (triste) (sorrisão verde) (seta) (piscada) (pensativo) (muito triste) (mega feliz) (malvado) (lingua) (interrogação) (idéia) (gargalhada) (feliz) (exclamação) (envergonhado) (doido) (confuso) (como assim) (chocado) (bravo)